Home / Notícias / Barra de Guabiraba inicia campanha de vacinação contra febre aftosa

Barra de Guabiraba inicia campanha de vacinação contra febre aftosa

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), comunica a todos os criadores de bovinos do município de Barra de Guabiraba, que a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2018, iniciou na terça-feira dia 1º e encerra no dia 31 de maio.

Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas, atentando para as condições de conservação (que deve ser entre 2 e 8 graus) e a aplicação. A vacinação e a aplicação serão de responsabilidade do produtor. Quem não vacinar o animal dentro do período estabelecido, está sujeito à multa, além, do bloqueio do cadastro junto à Adagro.

A expectativa para 2018, de acordo com a área técnica da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, é de vacinar 1.119 animais em 68 propriedades.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.