Home / Notícias / Representantes de Barra de Guabiraba participam de reunião de formação do comitê da Bacia do Rio Sirinhaém

Representantes de diversas pastas do município de Barra de Guabiraba participaram no município de Bonito/PE, de uma reunião realizada pela Agência Pernambucana de Águas e Climas – APAC – onde foi divulgada a formação do Comitê da Bacia do Rio Sirinhaém.

O município estava representado pelo secretário de agricultura e meio ambiente, Almir Rogério, a secretária de turismo e cultura, Cristine Isaac, a representante do conselho municipal de desenvolvimento do município, Narluziane Silva, o coordenador da defesa civil, José Nazareno, o técnico do IPA, Ricardo Motta, o vereador Luiz Eugênio, o presidente da associação de colinas e boa sorte, Amaro Barbosa e representante da fazenda paraíso das águas, Luyara Barbosa.

Durante o evento foi apresentado e discutido a importância da formação do COBH para a preservação do Rio Sirinhaém e seus afluentes. A Bacia do Rio Sirinhaém é composta por 19 municípios, onde apenas os municípios de Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, participaram deste encontro.

Os comitês de bacias hidrográficas fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco. São órgãos colegiados, consultivos e deliberativos compostos por representantes dos poderes executivos da União, do Estado e dos municípios, usuários de recursos hídricos da região e pela sociedade civil, renovados a cada três anos. A Apac assegura o funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas no estado, garantindo a gestão participativa dos recursos hídricos em Pernambuco.