Home / Notícias / Defesa Civil inicia instalação de lonas em áreas de risco

Defesa Civil inicia instalação de lonas em áreas de risco

Com o objetivo de dar maior segurança a quem vive em áreas de riscos de deslizamento de encostas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através da Defesa Civil de Barra de Guabiraba, estão intensificando o trabalho de monitoramento das áreas de risco, vistorias e colocando lonas plásticas nas barreiras.

Os agentes também atuam em vistorias, recadastramento, remoção das famílias que estão em situação de risco e dá orientações sobre como a população deve proceder em casos de emergência.

As atividades foram realizadas pelas agentes da Defesa Civil nas ruas Tobias de Souza Viana, Santa Luzia, Filadélfio Maranhão e Rua A.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, José Nazareno Maranhão, os trabalhos consistem em identificar áreas de risco e realizar um trabalho visando à contenção de barreiras. “Os agentes da Defesa Civil, quando solicitados, vão a até o local e fazem todo o estudo da área. Realizam capinagem, quando necessário, e avaliam os pontos onde é necessária a colocação de lonas plásticas para evitar que a água da chuva não provoque erosão”, explicou.

As atividades para colocação de lonas são consideradas como métodos paliativos de prevenção não eximindo outras formas de prevenção e mitigação.

Contudo a Defesa Civil Municipal iniciou a “OPERAÇÃO INVERNO”, onde já trabalha a prevenção nas encostas, limpeza do rio Sirinhaém e canais de escoamentos sanitários, que através das ações já conseguiu atender diretamente 62 famílias com a prevenção nas encostas e indiretamente mais de 370 famílias com a limpeza do rio e Esgotamento Sanitário até o momento, pois a Operação continua.

O prefeito Dr. Wilson Madeiro falou que a ideia é driblar as dificuldades e atender toda população. “Vimos percorrendo todo o município desde que as chuvas começaram, inclusive, finais de semana; as situações de risco estão sendo diariamente mapeadas. A ideia é ‘arregaçar as mangas’ e driblar as dificuldades financeiras para conseguir atender com a maior agilidade possível toda população”, declarou o prefeito.

Um Comentário