Home / Notícias / Agricultores comemoram colheita do inhame

Agricultores comemoram colheita do inhame

A Prefeitura de Barra de Guabiraba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem investido muito na área da agricultura, realizando visitas técnicas em parceria com o IPA, e assim vem garantindo o fortalecimento aos agricultores no incentivo da agricultura familiar. A cultura do inhame corresponde hoje a uma das principais atividades agrícolas de Barra de Guabiraba, e se transformou um grande pólo produtor de inhame no estado de Pernambuco, cultura que beneficia centenas de pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar.

Para o agricultor Leonardo Ribeiro, o dia começa com muito trabalho na propriedade. “A colheita está boa, mas deve melhorar ainda mais, o mercado exige uma qualidade e temos que trabalhar para atender essa exigência”, disse o agricultor.

O inhame é uma cultura que já está consolidada no município de Barra de Guabiraba. A produção no município vem crescendo a cada ano. Hoje, os produtores produzem o inhame excelente qualidade, e em escala comercial. “Com a assistência técnica oferecida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), através do seu extensionista, os produtores têm melhorado as técnicas de produção e isso tem contribuído para agregar valor e obter melhores preços com a venda dos produtos”, explica o prefeito Dr. Wilson Madeiro.

Apesar de não se ter certeza da verdadeira origem do inhame, seus primeiros cultivos foram conhecidos em países africanos, de onde foi rapidamente expandido para América Latina, Ásia e Oceania devido à sua fácil adaptação em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, o maior destaque para a produção está no nordeste, mais especificamente, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Bahia.

Um Comentário

1. Gracias a deus que agricultura esta dado certo