Home / Notícias / Barra de Guabiraba participa do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Belém do Pará

O município de Barra de Guabiraba está sendo representado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems, que aconteceu de 24 a 26 de julho, em Belém do Pará. O encontro tem como tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde” e vai tratar das políticas públicas para o setor, das ações do Conasems em 30 anos de existência, além de receber os presidenciáveis para debater sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

De acordo com os organizadores são esperados mais de cinco mil congressistas de todo o país entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública, além de autoridades, já que o congresso é uma oportunidade de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS. Representando o município de Barra de Guabiraba, participam a secretária municipal de saúde, Drª Kelly Jany, regulador Kácio Luan e a acupunturista, Alderica Cristine.

O município de Barra de Guabiraba foi destaque na sua Geres por ter a Experiência Exitosa em Acupuntura para pacientes depressivos, ressignificando as práticas convencionais para apresentar na 15° Mostra de experiências que aconteceu no mesmo congresso.

“A prática é inovadora, porque não há no SUS a oferta desse serviço em todos os Municípios maiores que Barra, mostrando o quanto há empenho na Gestão para tornar o SUS oportuno e de todos”, disse a secretária de saúde, Drª Kelly Jany.

Na programação houve palestras; simpósios; a 15ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que premiou os melhores projetos; painéis de debates, seminários, roda de conversa, projeção de webdocs, exposição do acervo do sanitarista Gilson Carvalho, durante os três dias de evento, entre outras atividades.

Todas as ações permeiam os principais temas do SUS, que são responsabilidades e financiamento na gestão descentralizada; unificação dos blocos de financiamento, governança e regionalização no SUS; avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica.

O evento também contou com a mesa “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas macrorregiões brasileiras”, voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país.