Home / Notícias / Árvores que traziam riscos a população são cortadas pela Prefeitura

Árvores que traziam riscos a população são cortadas pela Prefeitura

Buscando minimizar os riscos de acidentes e oferecer mais segurança à população, a Prefeitura de Barra de Guabiraba realizou a supressão de algumas árvores localizada as margens da PE-85, via de acesso ao centro da cidade. O trabalho foi realizado após vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Agricultura, quando foi comprovada a necessidade da remoção.

A supressão das árvores foi realizada pela equipe da Secretaria de Obras. “Foi-nos solicitado por moradores que fizéssemos uma vistoria nessas árvores e constatamos que as mesmas oferecem risco à população. Essas árvores não têm uma base de sustentação suficiente forte para se manterem em pé, apresentando risco de queda e algumas ameaçando a rede elétrica”, explica o secretário de agricultura, Almir Rogério.

As árvores apresentavam problemas estruturais, ameaçavam quebrar e podiam cair sobre as residências localizadas na Rua Santa Luzia, além de estarem localizada próxima a rede elétrica.

O prefeito Dr. Wilson Madeiro informou que, embora a supressão das árvores tenha sido necessária, o compromisso com o meio ambiente está sendo mantido e a compensação ambiental já foi realizada na mesma área. “Este é um trabalho feito com responsabilidade, mediante avaliação técnica e com o compromisso de realizar a compensação ambiental. Para cada árvore retirada do local, já plantamos mudas de árvores da espécie Ipê (nativa) e palmeiras, promovendo a arborizando da localidade”, destacou.

Moradores do entorno da Rua Santa Luzia relataram alguns problemas enfrentados e se mostraram aliviados com o corte das árvores. “Este trabalho que foi realizado, é muito importante, conforme o levantamento feito pelos técnicos, em relação ao prejuízo que elas têm oferecido aos moradores da localidade. Há muito tempo vínhamos sofrendo transtornos provocados por elas, correndo o risco de queda e ocasionar um problema ainda maior. Acho que, para o bem de todos, esses serviços foram muito bons”, comentou senhor João, morador da localidade.

O vereador Luiz Eugênio, um dos parlamentares que mais defendeu a vistoria das árvores, aprovou o trabalho da prefeitura. “Realmente víamos que as árvores estavam com risco de cair sobre as residências da Rua Santa Luzia. Gostamos da sombra delas, mas sabemos que as novas árvores plantadas também darão sombra pra gente e sem causar nenhum risco à população”, avalia.

A realização do serviço se baseia em legislação estadual que autorizam o corte de árvores em caráter excepcional nos casos em que existam problemas fitossanitários, risco eminente de queda ou interferência na rede elétrica.