Home / Notícias / Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo

Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura de Barra de Guabiraba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (18), o Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A mobilização aconteceu na Unidade Mista Paulo Viana de Queiroz e na Praça São João Batista, localizada em frente à Igreja Matriz São João Batista. Vale destacar que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

A campanha vai até o dia 31 de agosto em todo o país, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.

Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia”, disse o prefeito Dr. Wilson Madeiro.

A ação contou com a visita técnica da IV Gerional de Saúde, através de seu represente, Anderson.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.