QUEM É O OUVIDOR PÚBLICO
É o representante do cidadão com o compromisso de compartilhar informações e as colocar a serviço do interesse público, colaborando para a ética e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo a cidadania e a consolidação do processo democrático.
O Ouvidor acolhe o cidadão e atende suas manifestações de forma rápida e eficiente. É um mediador de conflitos, que atua para a harmonização e o equilíbrio entre as partes, promovendo relações éticas e transparentes, sempre observando a legislação e as regras pertinentes.
COMO ATUA A OUVIDORIA PÚBLICA
A Ouvidoria tem como atribuição facilitar o acesso das demandas do cidadão, atendendo presencialmente, por telefone, e-mail, carta ou por qualquer outro meio que viabilize o contato com a administração pública. Deve, sobretudo, antecipar tendências, apontar oportunidades de melhoria e acompanhar a implementação de propostas, evitando que os problemas se repitam ou se tornem contínuos. As manifestações recebidas sob a forma de reclamações, críticas, elogios ou sugestões são analisadas e encaminhadas, ou transformadas em propostas de ações com conseqüências concretas, identificando pontos críticos do órgão, recomendando modificações, correções, prioridades e inovações. Assim, prazos curtos, agilidade e eficiência técnica são essenciais para uma atuação bem sucedida.